quinta-feira, 17 de agosto de 2017

7 venenos mais poderosos do mundo

Olá pessoal lindo!

Tudo bem com vocês? Esperamos que sim!

Vamos falar de um assunto que me arrepia, e me lembra um pouco ESTE POST AQUI que fala sobe métodos de tortura tensos! (clica ai para ler sobre!).

Vamos conhecer 7 dos venenos mais poderosos do mundo!
Mas antes de irmos para a lista, deixe-me explicar um conceito importante para entendimento do post: o DL50.

O DL50 é o chamado Dose Letal Mediana. Ou seja, é a dose necessária de uma dada substância ou tipo de radiação para matar 50% de uma população em teste (normalmente medida em miligramas de substância por quilograma de massa corporal dos indivíduos testados) - Fonte: Wikipédia.

Acho que deu para entender né? Dado essa explicação, vamos ver o que o mundo dos venenos têm para nós. (aproveite para ficar MUITO longe dessas substâncias!).

Lembrando que as listas do blog não estão por ordem de importância. Esta até poderia estar, mas eu prefiro sempre escolher a lista pelo quanto ela me surpreende, e com isso a ordem fica em segundo plano, vamos lá!


 ESTRICNINA

 Este cara é um agente tóxico muito utilizado em venenos para ratos, mas em alguns países ele é proibído por fazer mal a diversos animais e a nós, humanos!


O DL50 deste veneno é de algo próximo a 2.3mg/kg!

 Este composto é natural e pode ser encontrado em sementes da árvore Nux vomica, nativa do Sri Lanka, Austrália e Índia.

 Os sintomas de ser intoxicado por este veneno são: ansiedade, tremor, vômitos e febre alta. Além deles, espasmos musculares e fortes convulsões podem ocorrer. A morte por este agente acontece por asfixia pela paralizia dos sistemas respiratório e nervoso central, também pode-se morrer por exaustão pelas convulsões.

 Para cura, é utilizado remédios para controlar as convulsões e utilização de carvão ativado.

 Tenso!


 SARIN

Também chamado de GB, é um composto químico líquido sem cor e sem cheiro. Ele é utilizado como arma química por ser extremamente potente contra o sistema nervoso.


 O veneno possui DL50 de 0,5 mg/kg !! Isso é extremamente tóxico!!

 Por ser um composto químico, o SARIN é criado baseado em um monte de termos químicos que eu não conheço e, para não passar vergonha, não vou falar muito disso! Mas a formula molecular é C4H10FO2P (não sei se isso ajuda leigos como nós, mas é uma informação).

 Ele age no sistema nervoso, mas os sintomas iniciais são coriza, sensação de aperto no peito e nos olhos. Após isso existe dificuldade de respiração e salivação excessiva, para depois perder controle das funções corporais, que o faz defecar, vomitar e urinar sem controle e por fim a vítima sufoca e entra em coma.

 Os antídotos para este veneno são a Atropina e a Pralidoxina.


 RICINA

Uma das mais potentes toxinas vegetais, a Ricina é proveniente da mamona (Acho que agora faz sentido o nome "Mamonas Assassinas" né?).


O DL50 da ricina, que deve ser trabalhada em laboratório (ou seja, dificilmente você seria intoxicado de forma fatal na natureza) é de 22 microgramas/kg.

 Geralmente o intoxicado tem cólicas, diarréia (com sangue) e vômitos. Em casos mais extremos, convulsões, cianose e colapso (queda de pressão) podem acontecer.

 Não existe um tratamento específico para o envenenamento por ricina. Ela é tratada com cuidados médicos de apoio, como auxílio para respirar, administração de líquidos por via intravenosa e medicamentos para tratar os inchaços


 TOXINA TETÂNICA

Bom, acho que essa é fácil de explicar né? É a toxina que causa o Tétano. Que é uma infecção que tem uma mortalidade de 10%!


O DL50 da toxina é de 1 nanograma/kg.

Entre os muitos sintomas, o mais característico são os espasmos musculares, tão fortes que podem inclusive gerar fraturas ósseas (!!!). a bactéria Clostridium tetani é responsável por gerar esta toxina no organismo. A infecção não é contagiosa (ufa).

 O melhor tratamento contra a doença é a vacinação contra tétano, que todos nós já devemos ter tomado pelo menos 3x. Em caso de pegar a doença, o mais comum é a administração de imunoglobulina do tétano.

 TOXINA BOTULÍNICA

É amigão! Sabe o botox? Então, ele é uma toxina, e sim, ele pode MATAR! Eu sou do tipo de pessoa que não acha que vale a pena esse risco, e você?


 Só para ter uma ideia, o DL50 dele é de só 0,4 nanograma/kg!

 Ele é o veneno mais letal conhecido! Sintomas mais naturais de envenenamento são: muscular, ptose, diplopia, visão borrada, flacidez facial, desordens de deglutição e fala, constipação, aspiração, pneumonia, dificuldade respiratória e depressão respiratória.

 Importante, para fins terapêuticos e estéticos a dosagem é muito pequena e não deveria causar envenenamento, mas já foram criados alertas sobre a substância em alguns países após problemas com pacientes.

 Uma forma de tratar envenenamento é com uso de antitoxina para reduzir a progressão dos sintomas.

 ARSÊNICO

 Um veneno que era muito difícil de ser detectado e muito potente, por isso deve ser lembrado!


 Com um DL50 de 13 mg/kg, não parece assustador em relação a outros da lista né?

 Mas o arsênico matou pessoas importantes, como Napoleão Bonaparte.

 Por mais que tenha uso cosmético, doses maiores do veneno podem ser fatais, com sintomas: Espessamento da pele, verrugas nas palmas, solas e inferior das costas, vômitos, diarréia, ritmo anormal do coração, cegueira e convulsões.

 O Arsênico não tem um tratamento eficaz, mas o quelante de preparação de 2,3-dimercapto-1-propanossulfonato pode ser útil em alguns casos, mas na maioria dos casos é administrado remédios para alívio dos sintomas somente.

 POLÔNIO

O composto Polônio-210 é um veneno criado que ganhou notoriedade por ser o veneno usado para matar o antigo espião russo do KGB, Alexander Litvinenko.

 A DL50 de este composto não é uma propriedade da sua composição química, e com isso não temos como precisar.

 Entre os sintomas temos: náuseas, fadiga, queda de cabelo, hemorragias, diarréia forte em caso de muito contato com o veneno, além de grande distúrbio eletrolítico.

 E sobre a cura? Então, não tem... é esperar o corpo se livrar da toxina ou então... game over!



 É isso pessoal! Falamos um pouco sobre venenos, e vocês já sabem de algumas coisas que vocês devem ficar bem longe!

 Me desculpo se possa ter cometido algum erro, e também se faltou algum tipo de informação, mas a caixa de comentários é de vocês!

 Usem-a para melhorar o post e para conversarem sobre o assunto.

 Nos vemos na próxima. Um abraço!